top of page

Semana desenvolvida por alunos de comunicação ganha vida na UEMG

A semana, totalmente organizada pelos alunos do curso de Comunicação, se iniciou nesta segunda-feira, 26, e conta com

inúmeras palestras e oficinas

Diego Terloni Pereira de Souza
Guilherme Azevedo Silveira
Luciano Mendes Vidal
Luísa Ferreira Santos Henriques

– 2º período de Jornalismo –

A UEMG - unidade Divinópolis realizou mais uma Semana de Comunicação, desta vez com o tema voltado para a área mercadológica e acadêmica. Totalmente organizada pelos alunos, a Semana, que aconteceu do dia 26 ao dia 30 de setembro, contou com a presença de inúmeros profissionais renomados na área, discutindo sobre os mais variados assuntos e, também, com oficinas para um melhor desenvolvimento de habilidades dos alunos.

A abertura da semana foi com a banda divinopolitana de Rock “Chula Rock Band”, que é formada por comunicólogos. Márcio Chula é vocalista e formado em Jornalismo e Rhodes Madureira, guitarrista da banda, em Publicidade & Propaganda. Rhodes, inclusive, terá um espaço durante a semana na qual irá fazer parte de uma roda de conversa na qual contará um pouco mais sobre sua experiência como videomaker. “Eu já achei muito legal o convite por sermos uma banda autoral e isso já mostra uma diferença de posicionamento da organização desse ano para os outros. E sobre a roda de conversas, eu também achei muito legal por ter formado aqui, ser aluno daqui. Vou falar sobre um assunto que, inclusive, é o meu TCC [Trabalho de Conclusão de Curso], que é sobre videoclipe interativo e que é minha paixão’’, contou Rhodes. O guitarrista ainda destacou a participação dos alunos da universidade nas palestras, onde, segundo ele, aprendeu boa parte do que sabe ali dentro.

 

 

A banda, aproveitando o público variado que a universidade tem, com alunos de todo o Brasil, fez também o lançamento de seu novo disco, “Coração Alado”. Márcio Chula também falou um pouco mais sobre a importância da semana do evento. “Como músico, a gente fica feliz demais. O tipo de mensagem que a gente quer trazer casa muito com esse tipo de evento e ficamos muito felizes em estar aqui apresentando nosso som”.

 

Logo após o show, que ocorreu no saguão do auditório, houve a palestra com a  professora, doutoranda em Artes, Marina de Morais, focando nas áreas mercadológicas e prática do cinema. Contando com cerca de 60 pessoas no auditório, com alunos de vários cursos da UEMG, o bate-papo durou cerca de 1h30.

Questionada sobre assuntos que chamam a atenção na área, Marina explicou a situação que se encontra o cinema nacional, como é feita a produção dos filmes, a dificuldade de chegar ao sucesso, e o cenário mundial. Sobre o cinema nacional, ela destacou que o país vem crescendo na produção de cinema, porém, falta muito investimento do Estado para alavancar de vez esse meio.

 

A questão da produção é bastante delicada, pois é necessário investimento e patrocínio de terceiros para o filme alcançar repercussão nacional. Logo, o filme, em muitos casos, é moldado com o interesse de atrair esses investimentos privados. A dificuldade é o ponto de desilusão de quem escolhe a área muitas vezes. É difícil ser um diretor ou ator renomado, porque a concorrência é grande e o mercado, cruel. O cenário mundial é dominado pela produção norte-americana. Mas, Índia e França, se destacam na produção de cinema

Portanto, a palestra esclareceu muitas dúvidas de quem estava presente e abriu perspectivas para uma visão diferente da tradicional.

 

 

Simultaneamente à palestra da professora Marina, houve a videoconferência com a jornalista Daniela Murad, atual apresentadora do Jornal Minas 2ª Edição. Em uma hora, ela abordou sua trajetória profissional, com passagens pela Rede Integração, TV Alterosa, Rede Record e Band, e apontou diferenças no modelo jornalístico adotado na capital e no interior.

 

 

 

 

 

 

 

Murad também abordou a relação do mercado de comunicação em Belo Horizonte. O fato chamou a atenção dos participantes. "É importante porque vemos algumas coisas que colocamos em prática e outras que agregam apenas no senso crítico. É isso que faz um grande profissional", observou Jair Orozimbo Vieira Júnior, estudante do 6º período de Publicidade e Propaganda.

Com um início de grande aceitação do público, a expectativa da organização é a melhor possível e, na terça-feira, o evento conta com a presença da jornalista e apresentadora Marcela Mesquita, da coach Kátia Fonseca, do videomaker Rhodes Madureira e uma roda de conversas com Marina Morais e Leonardo Gomes, além de contar com oficinas de edição de vídeo ministradas por Brendon Teixeira, Wanderson Brandão e Loy Lopes.  

Da esquerda para a direita: Rhodes Madudeira, Márcio Chula e Pedro Moicano. / Crédito da foto: Guilherme Azevedo

Público da palestra da professora Marina de Morais. / Crédito: Luciano Mendes Vidal

Videoconferência com a jornalista Daniela Murad. /Crédito da foto:

 Diego Terloni

bottom of page