top of page

Circuito Cultural de Lazer, em Divinópolis, trouxe arte e cultura nas diversas praças da cidade

Thaís Teixeira Simão

2º período de Jornalismo

No fim de semana que abrangeu os dias 12 e 13 de novembro, Divinópolis, palco da moda mineira, cedeu suas praças para quem é fā de arte e cultura. No ensolarado sábado, 12, o clima esquentou nas principais praças da cidade mineira. Foram realizadas apresentações de música, teatro, oficinas, bate-papo, yoga e houve muita diversão e lazer. As atividades atingiram um público extenso, de crianças a idosos. 

 

O evento ocorreu simultaneamente na Praça do Santuário, Praça da Catedral, Praça da Savassi, Praça do Mercado, Praça Jovelino Rabelo e Rua Rio Grande do Sul, com atividades desde a manhã até o final da tarde, com mais de 30 atrações gratuitas. O projeto idealizado como trabalho de conclusão de curso por Rayssa Leal, estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura e objetivou aproximar a população com a arte e cultura local.

Foto: Amanda Gama

O circuito

Durante a manhã de sábado, na Praça do Mercado, houve a Oficina de Tecido Acrobático e Discotecagem de Vinil com o DJ Voodoo Fraga, apresentando o melhor do soul, funk, jazz fusion, samba, rock. A Praça contou também com uma Feira de Troca/Venda/ Doação de roupas usadas. As atividades foram presenciadas por pessoas de todas as idades.

 

                                                               Também pela manhã, só que na Praça da Savassi, aconteceu a apresentação musical de Thales Chapéu e Cabelo,

                                                                integrantes da banda Dias de Truta. A dupla apresentou seu projeto acústico, misturando reggae, pop e rock da

                                                                cena nacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hamburguerrilheiros: a final

 

Sábado também foi o dia da realização da primeira edição do Hamburguerrilheiros com trilha do Festival de Música Autoral, na Praça do Santuário. A competição foi organizada pela equipe do tradicional “Prato da Casa” junto a oito hamburguerias da cidade e tinha hambúrguer para todos os gostos. 

 

Oito concorrente e apenas três vencedores: as hamburguerias foram selecionadas pelo “Prato da Casa”. Autenticidade e criatividade no sabor, bem como a criação de receitas exclusivas foram fatores importantes na decisão. Nos stands montados na praça, o público do evento podia saborear e escolher um favorito. A votação foi feita através de trablets e uma comissão técnica especializada em hambúrguer artesanal. Os votos foram baseados nos quesitos da textura da carne, apresentação, ponto e sabor da carne, montagem e pão.

 

Após somados os pontos, depois de mais de 20 dias do início do evento, a competição chegou ao fim e o resultado foi o seguinte:

– 1° Lugar: Tennessee Bar Gourmet.

– 2° Lugar: Charlie’s Burguer.

 3° Lugar: Santa Rosa.

 

A praça ficou lotada durante toda a tarde e aproximadamente 3mil pessoas prestigiaram o Hamburguerrilheiro no sábado.

 

 

Festival de Música Autoral

 

O Festival de Música Autoral da Rádio 94 com a Agência 1829 agitou todos os presentes na tarde de sábado, na Praça do Santuário. Com a cobertura da Tv Candidés, o evento contou com shows de Flaviano Pitchitelli e Chula Rock Band apresentando novos álbuns, e show da banda convidada Dias de Truta. O Festival reuniu música de qualidade, grandes artistas e gastronomia.

 

As 15h, Flaviano e sua banda subiram ao palco para prestigiar o público com muito rock’n’roll. Como lançamento de seu mais novo projeto intitulado "Vai", tocou as principais faixas incluindo “Mais que ontem”, que há um lyric video disponível em nas  redes sociais. Além do CD, a banda ainda apresentou um cover de Changes, da clássica banda de heavy metal, Black Sabbath, que fará turnê no Brasil em dezembro deste ano.

 

Seguindo o line up, Chula Rock Band se apresentou de forma entusiasta e carismática, também lançando seu novo álbum, “Coração Alado”. O álbum é a trilha sonora do livro “Notas de Cabeceira” da escritora carioca Natália Brandão e conta com 11 faixas, envolvendo 8 compositores e vários músicos. A banda apresentou “Ainda há tempo”, “Bom dia”, “Nina”, “Coração Alado”, “Sonho Bom” e “Valer a Pena”. Durante o show, teve distribuição gratuita do CD.  Além das novas canções, a banda também apresentou sucessos do “Agora é Guerra”, de 2015, como "Tragédia teatral"e "Longa Estrada".

 

Como banda convidada, Dias de Truta subiu ao palco. Quando tocam em casa, a banda já sabe o que encontrar: muita gente animada a fim de dançar até suar com todos os seus hits (mesmo debaixo de chuva). E o público também já sabia o que esperar: uma banda dedicada a garantir toda essa animação com uma apresentação eletrizante.

 

O relógio já apontava quase 18h quando a banda subiu ao palco do Festival de Música Autoral, para encerrar o sábado. O público já estava em frente ao palco aguardando os acordes de Karacol. Fizeram um show animado, com os maiores sucesso da banda. Entretanto, às 18h20, uma chuva forte pegou todos desprevenidos. Mas fã que é fã acompanha a banda até o final. E a banda transformou o show num espetáculo debaixo d’água. Público e banda encharcados, equipamentos sendo cobertos às pressas, Dudu (vocal) levando choque com o microfone... Mas nada disso atrapalhou a performance. Fizeram um show histórico, debaixo de chuva e o melhor, em casa.

 

E assim terminou o primeiro dia do Circuito Cultural de Lazer, em Divinópolis. Com muita arte, cultura, lazer e gastronomia,  agradando todo o público presente.

 

Fotos: Thaís Teixeira Simão

bottom of page