top of page

Jornalismo esportivo é foco de debate na UEMG

Camila Almeida

Cássia Xavier

Regiane Borges

2º período de Jornalismo

Foi realizada na quinta-feira, 29, uma mesa-redonda com o objetivo de relatar sobre questões do fazer jornalístico na área esportiva e as características desse tipo do jornalismo. Os convocados para a mesa foram o apresentador da Rádio Minas e TV Candidés, Leonardo Lasmar, e a jornalista Ana Cecília Moura. Também estiveram presentes alunos da UEMG – Divinópolis, de times diferentes, para haver um balanceamento na mesa-redonda.

 Leonardo Lasmar e Ana Cecília contaram como se interessaram pelo jornalismo esportivo e que se sentem realizados fazendo aquilo que gostam, independente do fator financeiro. Os jornalistas também retraram a rotina de um jornalista esportivo, seus desafios, dificuldades e o prazer de fazer e levar notícias do mundo esportivo para a população.

Outro tema abordado na mesa-redonda foi a diferença de fazer jornalismo esportivo no interior e nos grandes polos esportivos e, ainda, como é diferente a abordagem de assuntos esportivos, levando em consideração o público, os interesses por variados tipos esportes e pelos diferentes times de futebol. “Tenho grande interesse no jornalismo esportivo, principalmente, na área de futebol, e o que me motiva a cursar Jornalismo é o jornalismo esportivo”.

Na mesa-redonda foi discutida a questão da eterna rivalidade entre os times mais famosos do estado, dando destaque para os grandes campeonatos nos quais eles tiveram o prazer de estarem presentes fazendo a cobertura jornalística. “Achei a mesa-redonda interessante, principalmente, por me interessar pelo futebol. Achei muito produtivo também os assuntos discutidos para quem tem interesse na área e para os universitários que compareceram”, comentou o serralheiro Cássio Silva, 53 anos, ao ser questionado sobre o seu interesse sobre o tema abordado.

Leonardo e Ana Cecília também retrataram sobre como fazer uma cobertura jornalística, quanto tempo ficam fora quando vão cobrir eventos em outras cidades, os equipamentos, os atos de informar o que estar acontecendo, os comentários, as resenhas.  “A palestra acrescentou bastante no meu conhecimento e acredito que toda palestra na área de Jornalismo é muito importante para todos, para descobrimos com quais áreas do jornalismo nos identificamos mais”, comentou a estudante  Catiane Lemos.

bottom of page