top of page

FLID: memória viva no relançamento do menor jornal do mundo

Emanuela Souza

Em 18 de Agosto de 1935, nasceu jornal "Vossa Senhoria". Leônidas Schwindt, também fundador do jornal Diário do Oeste, deixou sua marca na história dos jornais, elaborando o menor impresso do mundo. Originalmente, suas medidas eram aproximadas de 9cm x 6cm e as editorias traziam temáticas variadas, desde política a esportes e turismo. O jornal foi notícia na página da Biblioteca Nacional e algumas edições dele também estão disponíveis na Hemeroteca Digital da BN. 

A princípio, os custos do jornal eram bancados pelo próprio Leônidas e, apenas mais tarde, abriram espaço para publicidade nas pequenas páginas, ajudando com os custos da produção. No começo, o "Vossa Senhoria" era vendido de porta em porta e a tiragem era pequena mas, pouco a pouco, o tamanho das páginas começou a conquistar o carisma do público. Pouco depois da morte do criador, sua filha Dolores Schwindt alterou o formato para 3,5cmx2,5 e, finalmente, nos anos 2000, o jornal foi reconhecido como o menor do mundo.

Em 80 anos de existência, o "Vossa Senhoria" carrega consigo história, tradição e arte. Em seus anos de grande circulação, percorria todo o território nacional e internacional, chegando a ganhar uma versão em inglês. Pode-se dizer que Schwindt revolucionou a forma de produzir um jornal em sua época, trazendo notícias completas com poucos caracteres. De uma forma simples e direta, conquistou a atenção e o carinho do leitor. O pouco espaço não era problema para incluir ilustrações e charges, o que permite compará-lo (guardando-se as devidas especificadidades), à forma como a escrita acontece nas redes sociais como a Ask e o Twitter, nas quais, com poucos caracteres, é possível transmitir uma mensagem de forma clara e direta.

A FLID realizada este ano foi palco para o relançamento do jornal que contou com muitas emoções e memórias unidas a um bate-papo descontraído com Leida Reis, a nova editora chefe, e Leonice Schwindt, neta do criador. Leida afirma que o "Vossa Senhoria" é um jornal de resistência, e uma maneira de manter viva a história mineira. O relançamento do jornal coincidiu com o aniversário de Leonice, que reuniu amigos, familiares e grandes jornalistas que estavam ligados à história do jornal. Assim, como suas edições antigas, o "Vossa Senhoria" trará sua dose mensal de arte, carregando poesias e crônicas enviadas pelos próprios leitores.

Em meio a tantas crises vividas pelo jornalismo, a persistência e a arte caminham juntas para manterem viva a história de décadas. "Vossa senhoria", um pronome de tratamento muito usado por volta da década de 1920, é uma maneira de homenagear os leitores e mostrar que a memória só vive graças a eles. O relançamento do jornal vai muito além da característica de  “o menor jornal do mundo”: é uma tentativa de ensinar a nova geração sobre o valor que a criatividade e a força de vontade carregam. Pequenas páginas de um jornal que registram grandes histórias.

Crédito: Emanuela Souza

Confira também...

Palavras e memórias

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: palavras, memórias, identidades

Vozes e encanto

Uirapuru Canto Livre: vozes e encanto

Luiza Lara

Luiza Lara

Palavras sobre o cotidiano

Fabrício Carpinejar, Leila Ferreira e Cris Guerra: palavras sobre o cotidiano

Música e escrita

Fernanda Takai: música e escrita

Mimo

MIMO Animações: Literatura Performática

bottom of page